Os índices de criminalidade relativos ao mês de outubro, divulgados no último final de semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP), mostram aumento nas categorias furto e roubo de veículos na cidade. Em ambos os casos, os números mais que dobraram.
Em relação a setembro, no entanto, nos 12 tipos de ocorrências avaliadas, houve recuo de 3,4%.
Nos crimes com violência, não houve registros de homicídio doloso, homicídio doloso por acidente de trânsito, homicídio culposo por acidente de trânsito e tentativa de homicídio – todos zeraram no mês. Também diminuíram os casos de lesão corporal dolosa (31 em outubro contra 33 em setembro), lesão corporal culposa por acidente de trânsito (4 x 6), e mantido o número de casos de estupro (3).
Nos crimes sem violência, dois deles tiveram alta considerável: furto e roubo de veículo. Nos furtos, foram 7 registros em outubro, contra 2 em setembro (+71,5%) e roubos, 5 em setembro ante 10 em outubro (+50%).
Alta – No acumulado do ano, porém, a criminalidade apresentou alta de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024 – 1.363 registros neste ano contra 1.310 no ano passado.
Historicamente, os dois últimos meses do ano tendem a registrar aumento nos índices de violência, período em que o comércio aquece e há maior movimentação de consumidores nas ruas, o que amplia as oportunidades para a ação de criminosos. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)