Furto e roubo de veículos mais que dobra em outubro na cidade

Os índices de criminalidade relativos ao mês de outubro, divulgados no último final de semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP), mostram aumento nas categorias furto e roubo de veículos na cidade. Em ambos os casos, os números mais que dobraram.
Em relação a setembro, no entanto, nos 12 tipos de ocorrências avaliadas, houve recuo de 3,4%.
Nos crimes com violência, não houve registros de homicídio doloso, homicídio doloso por acidente de trânsito, homicídio culposo por acidente de trânsito e tentativa de homicídio – todos zeraram no mês. Também diminuíram os casos de lesão corporal dolosa (31 em outubro contra 33 em setembro), lesão corporal culposa por acidente de trânsito (4 x 6), e mantido o número de casos de estupro (3).
Nos crimes sem violência, dois deles tiveram alta considerável: furto e roubo de veículo. Nos furtos, foram 7 registros em outubro, contra 2 em setembro (+71,5%) e roubos, 5 em setembro ante 10 em outubro (+50%).
Alta – No acumulado do ano, porém, a criminalidade apresentou alta de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024 – 1.363 registros neste ano contra 1.310 no ano passado.
Historicamente, os dois últimos meses do ano tendem a registrar aumento nos índices de violência, período em que o comércio aquece e há maior movimentação de consumidores nas ruas, o que amplia as oportunidades para a ação de criminosos. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)