Serviços alavancou geração de emprego em maio na cidade

COM a criação de 118 postos de trabalho no mês de maio, o setor de Serviços em Mairiporã garantiu o saldo positivo na geração de emprego formal (com carteira assinada). No total foram abertos 142 novos postos de trabalho.
Na contramão, o Comércio demitiu 37 empregados, único dentre os oito mais importantes setores da economia a ter viés de baixa.
A Indústria de Transformação foi a segunda maior geradora de vagas, com 51 contratações e outras 10 na Construção Civil. A Agropecuária zerou no mês.
Se levado em conta o período de janeiro a maio deste ano, Mairiporã tem um estoque positivo de 498 vagas, das quais 317 são de Serviços, 208 da Indústria e 2 da Agropecuária. Oscilaram negativamente o Comércio, com 21 postos fechados e a Construção Civil com 9.
Nos últimos doze meses o saldo também é positivo em Mairiporã, em 247 postos de trabalho. Neste caso, a Indústria de Transformação tem o maior estoque, com 212 vagas, seguida de Serviços, 199. Outros três setores mais demitiram que contrataram: Comércio (-105), Construção Civil (-40) e Agropecuária (-6).
Aumento – Na comparação com o mês passado, o número de empregos criados na cidade saltou 54,3%. Em abril foram 92 contratações.
Em relação a maio do ano passado, os números foram amplamente positivos, pois naquela oportunidade Mairiporã havia fechado 46 vagas em emprego com carteira assinada.