Coluna do Correio

FRASE
É uma santa coisa a democracia, – não a democracia que faz viver os espertos, a democracia do papel e da palavra, – mas a democracia praticada honestamente, regularmente, sinceramente. Quando ela deixa de ser sentimento para ser simplesmente forma, quando deixa de ser ideia para ser simplesmente feitio, nunca será democracia, – será espertocracia, que é sempre o governo de todos os feitios e de todas as formas. (Machado de Assis, maior escritor brasileiro)

PIRES NA MÃO
A maioria dos municípios brasileiros está de ‘pires na mão’ em busca de recursos para fazer frente às despesas operacionais e pagar prestadores de serviço, dentre outras obrigatoriedades. Tem Prefeitura devendo até três meses de salários e o mesmo vale para empresas fornecedoras de bens e serviços. A espera pela liberação de emendas parlamentares tem sido angustiante para os prefeitos, que neste momento assistem boquiabertos o embate entre Congresso Nacional e o Governo Federal sobre aumento do IOF, que se arrasta há mais de um mês.
EMENDAS
Com mais de meio ano vencido, ou seja, faltando um ano e meio para as eleições, a tendência é que a partir de agosto os deputados (estaduais e federais) apertem os respectivos governos na liberação de emendas parlamentares. Hoje é voz corrente que só as emendas vão salvar as prefeituras, pois dinheiro do governo federal dificilmente vai chegar aos cofres municipais.
APERTO
Conversa de bastidores, no Palácio Tibiriçá, indicam que as empresas de internet já estariam na alça de mira do Paço Municipal por conta da fiação esparramada por toda a cidade. As reclamações por conta dessa ação extrapolam o tolerável, segundo fontes próximas ao Executivo. Ainda não se sabe quais as medidas que serão adotadas, mas certamente deverão ter relação com pesadas multas.

REFIS
O programa de regularização de dívidas lançado recentemente pela Prefeitura, o Refis 2025, já teria arrecadado algo em torno de R$ 2,5 milhões (montante oficioso) em débitos renegociados. A expectativa é uma receita em torno de R$ 6 milhões. A ação segue disponível até o dia 29 de agosto, com adesão através de requerimento a ser entregue presencialmente na Central Agiliza, que fica no prédio da Prefeitura (Alameda Tibiriçá, 374) ou através do site oficial.
CENTENÁRIO
Católicos da região comemoram no próximo final de semana, dias 26 e 27, o centenário de criação da Diocese de Bragança Paulista, da qual fazem parte os municípios de Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato. Segundo informações divulgadas pelo Palácio Episcopal, são esperados mais de 20 mil fiéis no Posto de Monta, em Bragança, mesmo local onde são realizadas as exposições agropecuárias e festas do peão. Além da programação musical, serão celebradas inúmeras missas. A Diocese foi criada no dia 24 de julho de 1925. O bispo que mais tempo permaneceu no cargo foi Dom José Maurício da Rocha, por quase 40 anos e é nome de rua em Mairiporã.

MILAGRES
Com a aproximação das eleições, o Governo Federal, leia-se PT, deve operar alguns milagres em ‘favor’ da população, como por exemplo a mágica de jogar dinheiro nas Prefeituras, que hoje estão todas de pires na mão. A maioria delas está devendo até as calças, porém a expectativa é que a dinheirama chegue em troca de votos. Com uma economia ladeira abaixo, inflação alta, juros corrosivos e uma classe trabalhadora que recebe todos os meses uma miséria em forma de salários, o que todos os setores esperam é que o ‘milagre eleitoral’ seja materializado o quanto antes.