FRASE
“Papagaio que acompanha joão-de-barro vira ajudante de pedreiro.” (Provérbio popular)
MULHERES (I)
Durante a gestão que se encerrará em 31 de dezembro, a Câmara contou com duas mulheres em sua composição: Leila Ravazio e Ruty Freitas. E ambas, reeleitas, seguirão no ‘time’ até 2028. Ruty assumiu como suplente em 2022, e nas eleições de outubro último conquistou votos suficientes para se eleger como dona de uma das 13 cadeiras.
MULHERES (II)
Nos bastidores do Palácio Tibiriçá, tudo caminha para a escolha da vereadora Leila Ravazio como presidente da Câmara a partir de janeiro de 2025. A movimentação nesse sentido contaria com as bençãos do prefeito Aladim. A vereadora, segundo os assessores do chefe do Executivo, é o nome de consenso e que reúne condições de unificar todos os partidos e dois ou três nomes que demonstraram desejo pelo cargo logo após o término da eleição.
VELÓRIO
Entre os vereadores derrotados nas eleições de outubro último, o clima é de velório e nenhuma disposição. A performance até antes das eleições, deu lugar ao marasmo, à falta de entusiasmo e, em alguns casos, à melancolia pura. Pelo que se nota, comparecer às sessões até o término do mandato parecerá um castigo.
ESPERANÇA
Para alguns nomes que ficaram com a primeira suplência ainda resta sonhar com o convite para algum ‘dono’ da cadeira ser convidado para formar no primeiro escalão da Prefeitura. Seria um verdadeiro presente de Papai Noel.
VIROU PÓ
Os candidatos de oposição ao prefeito reeleito viraram pó. Sumiram de circulação e, pelo que se vê, vão seguir fora do circuito por bom tempo. Analistas enxergam que os postulantes a prefeito derrotados nas urnas não encontrarão mais espaço para voltar à disputa em 2028. Novos nomes, inclusive do Legislativo, são fortes opções para os partidos.
APOIO
Sobre apoio a algum nome em 2028, o prefeito Aladim disse que o assunto é muito prematuro e que em quatro anos muita coisa pode mudar. De fato, nenhum nome se colocou ainda como postulante à sucessão daqui a quatro anos.
ASSUNTO DELICADO
Interpretar fraude no sistema de cotas femininas para as eleições não é tarefa fácil. Em Mairiporã, por exemplo, ocorreram alguns casos que o cidadão leigo pode entender como uma fraude. Cerca de 9 candidatas, pelos mais diferentes partidos, obtiveram votação com menos de 50 votos. A última colocada teve apenas 4 votos. Também não se pode, sob pena de cometer injustiças, quantificar votação pífia.
REUNIÃO
O prefeito Aladim esteve reunido com representantes da Sabesp na manhã de ontem, por mais de 2 horas, quando foram discutidos assuntos de interesse de ambas as partes, com ênfase nas obras que serão realizadas e os investimentos previstos até 2029.
NATAL
O Fundo Social já se organiza para as festas natalinas que realiza todos os anos, no mês de novembro, em três datas e locais: Serra da Cantareira, Terra Preta e região central da cidade. A expectativa é que mais de 10 mil brinquedos sejam entregues às famílias cadastradas nos programas sociais.
MOVIMENTAÇÃO
Pelo que se tem lido, visto e ouvido, a escolha do futuro presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, vai movimentar os meios políticos até dezembro. E o famoso ‘é dando que se recebe’ vai estar nas principais pautas dos partidos, visando os principais cargos da Casa de Leis federal. A coisa também deve se repetir na eleição para o Senado. Tudo como manda a cartilha dos políticos.