Os registros de roubo de veículos no primeiro bimestre deste ano, em Mairiporã, registrou diminuição recorde de casos nos últimos 16 anos. Em janeiro e fevereiro últimos, foram notificadas 8 ocorrências (4 + 4), menor número desde 2008, quando também foram contabilizados 8 registros. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP).
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 47,05%, quando foram computados 17 casos.
No período de 16 anos, o que mais teve roubo de veículos foi 2015, quando a polícia registrou 41 ocorrências.
Analistas ouvidos pela reportagem disseram que a expressiva queda tem relação com inúmeras operações realizadas, no caso de Mairiporã, pelas policiais (civil e militar) e da GCM (Guarda Civil Municipal), com ações investigativas no combate à receptação de peças automotivas roubadas, além de fiscalização em locais com maior incidência de delitos.
Desmanches e ferros velhos têm sido alvo dos policiais, que desenvolvem inúmeras operações.
Geral – Outro crime contra o patrimônio, o roubo em geral, foi em sentido inverso, ou seja, apresentou no primeiro bimestre deste ano um aumento de 51,2%, passando de 20 boletins de ocorrência nos dois primeiros meses de 2023, para 39 em igual período deste ano.
Roubos em geral contabilizam subtrações de diversos tipos de objetos, como dinheiro, cartões, celulares e roupas, dentre outros. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)