Região gerou mais de mil empregos com carteira assinada em fevereiro

A Região do Cimbaju, formada pelos municípios de Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar, apresentou saldo positivo na geração de emprego no mês de fevereiro, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Foram 1.191 postos de trabalho criados, mesmo com o desempenho ruim do Comércio em três municípios.

O município com melhor saldo de vagas formais em fevereiro foi Cajamar, com 445, quase o dobro de Caieiras (236) e de Francisco Morato (222). No entanto, é preciso considerar que Cajamar é um dos pólos industriais do Estado de São Paulo.

Na sequência vem Franco da Rocha (69) e Mairiporã (67). O início deste ano tem sido positivo para essas duas cidades, que conseguiram reverter o saldo negativo registrado no primeiro bimestre do ano passado.

Setores – Das 1.191 vagas geradas com carteira assinada, o setor de Serviços foi quem mais contratou, com 465 trabalhadores. Depois vem o Comércio, com 270, mesmo diante do saldo negativo de Franco da Rocha e Mairiporã e saldo zero de Francisco Morato.

A Indústria de Transformação vem a seguir, com 265 contratações, a Construção Civil com 145 e a Agropecuária com 46 novas admissões.

Segundo analistas, o setor que mais emprega nas cinco cidades, o de Serviços, está sempre na dianteira por oferecer vagas mais atrativas, com maior estabilidade e melhor remuneração. A particularidade de cada município, nesse setor, também contribui para os resultados positivos.

Estoque – A Região contabiliza até fevereiro último, 115.723 trabalhadores com carteira assinada, assim distribuídos: Cajamar (53.008); Caieiras (22.323); Franco da Rocha (16.127); Mairiporã (15.801) e Francisco Morato (8.464).

É o melhor resultado dos últimos cinco anos, ainda de acordo com dados do Caged. (Salvador José/CJ – Foto: Reprodução)