Lançado aplicativo para combater fraudes bancárias através de celulares

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou na terça-feira (19) o site e o aplicativo Celular Seguro, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A nova ferramenta foi desenvolvida para combater de forma rápida fraudes bancárias por meio do bloqueio de aparelhos celulares em casos de perdas, furtos e roubos. O site já está no ar, assim como o aplicativo para Android e iOS.

O objetivo é impedir que criminosos façam uso de dados e informações pessoais da vítima que estejam nos smartphones. Em um processo simples, o cidadão poderá acionar os bancos e sua operadora telefônica para o bloqueio do acesso remoto às contas e o sinal do aparelho.

O usuário poderá cadastrar previamente seu número de celular e de pessoas de sua confiança, para que se tenha maior agilidade em comunicações no caso de alguma ocorrência com o aparelho celular.

Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O bloqueio dos aparelhos celulares (IMEIs) será feito a partir de agora e o bloqueio das linhas telefônicas entrará em vigor até fevereiro. (Da Redação)