Nova regra anunciada pelo Detran-SP permite que antecipar a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) possa ocorrer a qualquer tempo, e não apenas com a antecedência mínima de 30 dias em relação ao vencimento.
Só que até o mês de setembro, esse processo poderá ser realizado apenas de maneira presencial, nos postos de atendimento do órgão. No mês citado estará disponível nos canais digitais do Detrân-SP.
Como renovar – O motorista que deseja renovar de forma antecipada a sua CNH pode acessar os canais digitais do Detran-SP, Poupatempo ou app Poupatempo Digital; Após confirmar ou atualizar os dados, o condutor realiza o agendamento da visita a um dos postos do Poupatempo, no Ciretran ou Posto Avançado Detran-SP, leva os documentos solicitados (original da CNH, original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência de até três meses anteriores ao agendamento), tira uma foto no local e depois realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.
Para quem vai renovar as carteiras de habilitação das categorias A e B, basta a realização do exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP. Já os motoristas que exercem atividade remunerada (categorias C, D ou E) terão de fazer primeiro a avaliação psicológica e o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Feita a coleta do material para análise toxicológica, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP. Após a aprovação nos exames requisitados, os motoristas deverão pagar a taxa de emissão da CNH e aguardarem orientações via e-mail para acessarem a CNH Digital – disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Além da CNH digital, o cidadão irá receber a CNH física pelos Correios, no endereço indicado em seu cadastro. (Da Redação – Foto: Marcello Casal Jr./ABR)