Prefeitura iniciou a campanha de conscientização sobre hepatites virais

O Centro de Testagem e Aconselhamento José Ávila Pereira iniciou este mês a campanha Julho Amarelo, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C, que são doenças silenciosas provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas.

Os testes rápidos de Hepatites B e C são realizados na unidade básica de saúde mais próxima. O teste é simples, feito apenas com uma gota de sangue e o resultado fica pronto em 15 minutos. Muitas pessoas podem ter se contaminado com as hepatites e não sabem que estão infectadas, por ser uma doença sem sintomas e de evolução lenta. Por isso é recomendável a realização do teste pelo menos uma vez, com o objetivo de diagnosticar e tratar precocemente.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que possuem os vírus.

Para se prevenir contra as hepatites a recomendação é não compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou materiais de tatuagem e colocação de piercings. (Da Redação)