O COMÉRCIO já começa a se preparar para a principal data do ano, o Natal, e particularmente neste 2020 gera a expectativa de que lojistas consigam reverter ou pelo menos minimizar os prejuízos ao longo do ano, atípico por conta da pandemia do coronavírus.
As primeiras estimativas, de acordo com levantamento feito pela reportagem do Correio, apontam para um volume de vendas 5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Dentre os fatos para essa projeção, a inflação baixa e a injeção do 13º salário, o que aumenta o poder de compra dos consumidores.
Para atrair ainda mais os clientes, lojas e supermercados apostam em promoções e descontos e já deram início à decoração de vitrines e setores específicos dentro dos estabelecimentos, através da interatividade e uso da tecnologia.
Os produtos que devem merecer a preferência dos consumidores, pela ordem, são eletroeletrônicos, roupas, calçados, cosméticos e, claro, os brinquedos.
Como nos anos anteriores, lojas, supermercados e casas de carne deverão funcionar com horários especiais a partir da primeira semana de dezembro.
Outra questão importante para o público e os comerciantes, é observar os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades da Saúde, para que clientes e funcionários se sintam seguros nesse período de aglomerações.