Inscritos para o concurso do Censo do IBGE realizam prova amanhã

Para recenseador há 1 candidato por vaga

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou segunda-feira (4) os locais das provas que definirão os selecionados para as vagas disponíveis para para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2022 em Mairiporã.

São 64 vagas para recenseador e 8 para agente censitário. A avaliação está marcada para o próximo domingo (10). O que o IBGE não divulgou foi o local onde o certame será realizado, o que só pode ser acessado por quem se inscreveu tentando uma vaga.

O número de pessoas interessadas nesse emprego temporário ficou muito aquém do esperado em todo o País.

Em Mairiporã não foi diferente. Segundo dados obtidos pela reportagem, foram 120 inscritos no total, para ocupar 72 vagas.

Para os 8 postos de agentes censitários (municipal e supervisor), foram 52 inscrições, o que dá uma média de 6,5 candidatos por vaga. O problema está com as vagas para recenseador. São 64 para 68 candidatos, média de 1,06. Em caso de algum reprovado, corre-se o risco de não alcançar o preenchimento das vagas.

Conforme informações anteriores, os ganhos anunciados são de R$ 1.700,00 na função de agente supervisor e R$ 2.100 para agente municipal. Os salários de recenseadores vão ser por produtividade em jornada de pelo menos 25 horas semanais.

Prova – Para agentes municipal e supervisor, a prova objetiva, de múltipla escolha, com 3h30 de duração (das 14h30 às 18 horas), terá 10 questões de Língua Portuguesa; 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo; 5 questões de Ética no Serviço Público; 15 questões de Noções de Administração/Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

No caso dos recenseadores, também em prova de múltipla escolha com 3 horas de duranção (das 9h às 12 horas), serão 10 questões de Língua Portuguesa; 10 questões de Matemática; 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. (Juarez César/CJ)