DENTRE os impostos diretos que a Prefeitura de Mairiporã arrecada (IPTU, ISSQN e ITBI), este último foi o que apresentou a melhor arrecadação no período de janeiro a maio último.
O ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) é um tributo que se paga para concretizar a negociação de compra e venda de imóvel e o montante arrecadado indica que a economia na cidade está em recuperação. Na comparação com o mesmo intervalo de tempo do ano passado, o aumento foi de expressivos 166,01%. Nos cinco primeiros meses de 2020 o total com essa receita foi de R$ 1,29 milhão).
Os números apontam para uma expansão do mercado imobiliário e a estratégia de investimento da gestão municipal, para o pleno desenvolvimento da cidade e a oferta de melhor qualidade de vida à população.
A receita no período de janeiro a maio foi muito comemorada, pois representa mais da metade do total arrecadado em todo o exercício de 2020 (R$ 5,47 milhões).
O prefeito Aladim implantou um plano de desenvolvimento para Mairiporã, cujos resultados tendem a ser os melhores dos últimos 20 anos, segundo sua equipe econômica.
O primeiro foi o “Desenvolve Mairiporã”, já em vigor, que se destina a desenvolver a economia e incentivar a instalação de novas empresas, com incentivos fiscais, assim como para aquelas já instaladas e que pretendem expandir a capacidade de produção.
O consumidor também foi lembrado através do programa municipal de incentivo à valorização do comércio, indústria e prestação de serviços, através da nota fiscal, para aumentar a arrecadação das receitas municipais por meio do sorteio de prêmios e estímulo ao consumidor quando da aquisição de bens, mercadorias e serviços.
Dentre os principais objetivos estão otimizar e contribuir para o incremento das receitas municipais, em especial o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), aumentar o valor adicionado no índice de participação na arrecadação do ICMS e valorizar o comércio e a indústria locais. (Wagner Azevedo/CJ)