Decreto assinado pelo prefeito Aladim definiu a data de 13 de setembro para a abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura, que contará com a participação do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Trata-se de uma etapa da 4ª Conferência Nacional de Cultura, e terá como tema “Democracia e Direito à Cultura”, proposto pelo Governo Federal.
O evento será dividido em quatro etapas, a primeira no dia 13 de setembro, Conferência Territorial na Serra da Cantareira. No dia 20, no subdistrito de Terra Preta, no dia 25, conferência on-line e nos dias 28, 29 e 30, etapa final.
A expectativa é de participação de todos os segmentos da área cultural do município.
O encontro vai promover o debate entre os profissionais da cadeia produtiva cultural, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; aprimorar e propor mecanismos de articulação e cooperação institucional entre os federativos e destes com a sociedade civil; fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais; e atualizar o Plano Municipal de Cultura.
A partir desses pilares, os participantes terão a oportunidade de debater sobre seis eixos principais, sendo eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e às Linguagens Digitais. Além disso, serão eleitos os delegados municipais que irão para a etapa estadual da conferência. (Lúcia Helena/CJ)