32 carteirinhas de identificação entregues que garantem prioridade aos autistas

A Prefeitura de Mairiporã é uma das pioneiras na promoção de políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência. No dia 15 de junho deste ano, o prefeito Aladim inaugurou a Casa da Saúde Especializada da Criança e do Adolescente ‘Mayra de Jesus Alves da Silva’ (Caps-I), espaço de atendimento ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de forma multidisciplinar, que conta com atuação de profissionais de diversas áreas.

O prefeito Aladim, quando da solenidade inaugural, destacou que Mairiporã foi um dos primeiros municípios a regulamentar a Lei Romeo Mion (Lei Federal n 13.979, de 8 de janeiro de 2020), cujo objetivo é garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade com aos portadores de TEA, e acesso aos serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Em menos de três meses, a entidade já emitiu 32 carteirinhas, que traz um recurso para identificar crianças com possível TEA. O documento também é um instrumento de orientação aos pais e responsáveis no processo que acompanha o desenvolvimento das crianças.

Após a entrega das primeiras carteiras, o prefeito Aladim frisou: “É um momento único para nossa cidade, pois asseguramos o pronto atendimento aos moradores acometidos pela síndrome e consolidamos nosso município como referência no atendimento a esse segmento da sociedade mairiporanense”.

Toda pessoa tem direito a receber uma caderneta de saúde. Os familiares que quiserem um documento para sua criança, deve buscar as unidades de UBS ou a secretaria municipal de saúde para saber como obter o documento. (Lúcia Helena/CJ)