Nem a metade das declarações do IR foram entregues em Mairiporã

O PRAZO para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) termina no dia 30 de junho. O procedimento é obrigatório para quem teve rendimentos tributáveis com valor igual ou superior a R$ 28.559,70 ao longo de 2019 e para pessoas com bens e direitos de R$ 300 mil ou mais.
A expectativa é que em Mairiporã sejam entregues 16.417 declarações. Mas até ontem, segundo dados, a Receita Federal contabilizou 7.396 procedimentos finalizados no município.
Inicialmente, o prazo terminaria no dia 30 de abril, mas por causa da pandemia de Covid-19 e da adoção de medidas de segurança para evitar o contágio por coronavírus, o fim do período se estendeu por 60 dias. Segundo a própria Receita, faltam praticamente 25 dias para o encerramento do prazo e não há indícios de prorrogação.
Ainda de acordo com o órgão, a queda significativa na arrecadação de impostos é um sinal de que não há motivo para que o prazo de entrega seja novamente estendido, pois a entrada do valor do Imposto de Renda ajudará o Governo Federal a fazer caixa.
Outra orientação é que os contribuintes também tenha atenção ao prazo de entrega e pagamento do DARF daqueles que irão fazer doação aos fundos. O valor também deve ser pago até o dia 30 de junho.
Entrega – A transmissão de dados para a Receita Federal pode ser feita no computador, em telefones celulares ou tablets e pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte eletrônico (e-CAC).
Em caso de dúvidas, como não há órgão da Receita no município, a orientação é buscar é dirimir dúvidas por telefone ou acessar explicações pelo site da Receita Federal. Quem preferir pode pedir auxílio a um contador de confiança.
Depois de entregar a declaração do IR, o contribuinte pode acompanhar todas as etapas do processamento de dados. Basta entrar no e-CAC e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Se estiver retida em malha, o sistema aponta o problema a ser retificado.