O DEPARTAMENTO Estadual de Trânsito (Detran-SP) disponibilizou em seu site o serviço de emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seja por perda, furto, roubo ou mau estado de conservação, pode solicitar o documento de forma online. O serviço pode ser acessado tanto em seu aplicativo de serviços para tablets e smartphones, quanto pelo portal www.detran.sp.gov.br.
O passo inicial é fazer um cadastro no portal do Detran.SP e criar login e senha de acesso aos serviços online. Depois, para pedir pela própria página, basta clicar em “Serviços Online”>”2ª via da CNH”.
Ao solicitar a nova via da CNH, o cidadão tem de baixar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple. Uma vez baixado, o acesso é feito com o mesmo cadastro do portal, selecionando “Pedir 2ª via da CNH” no aplicativo.
Só em 2016, entre janeiro e setembro, foram registradas mais de 125 mil solicitações de 2ª via de CNHs só por meio eletrônico (portal e app).
Os custos para obter a 2ª via do documento são de R$ 38,86 da taxa de emissão e mais R$ 11 do envio pelos Correios. A partir da emissão, o documento é entregue em até sete dias úteis no endereço em que Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está cadastrada. Por isso, é imprescindível que o endereço esteja atualizado.
Outro requisito é que a CNH esteja dentro da validade e o condutor não pode estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado.
É importante esclarecer que nenhum documento, nem mesmo boletim de ocorrência, protocolo do pedido da nova via ou CNH autenticada, substitui a habilitação original. Por isso, o motorista que, eventualmente, ficar sem o documento, terá de aguardar a 2ª via para voltar a dirigir.
Fonte: sp.gov