13 mil eleitores estão com o título cancelado

CHAMADOS de partidos ‘nanicos’, as legendas com pouco apego popular ou sem o mesmo espaço de mídia que as grandes agremiações podem ser as maiores beneficiadas nas eleições de outubro.
Com 12.957 eleitores sem biometria, Mairiporã conta hoje com 52.580 pessoas aptas a votar. Se confirmadas as expectativas de ausência no dia da votação (abstenção), mais os votos brancos e nulos, o coeficiente eleitoral (votos válidos divididos pelo total de cadeiras em disputa na Câmara) será baixo, o que vai propiciar que as pequenas legendas consigam pelo menos uma vaga na próxima legislatura.
Por enquanto, o prazo final para regularização do título, transferência de domicílio eleitoral, primeiro título e cadastro biométrico, continua a ser o dia 6 de maio. Como os cartórios estão fechados, por conta do Covid-19, e não tem prazo fixado para atendimento presencial, a biometria não será feita (as demais situações podem ser resolvidas através da internet) até o prazo final estipulado pela Justiça Eleitoral.
Isso significa dizer que os 12.957 eleitores da cidade que não tem o documento digital estão impedidos de votar. Como o período de preparo das eleições também é reduzido, as previsões apontam para a manutenção do prazo final de regularização no dia 6 de maio.