AS ELEIÇÕES de 15 de novembro poderão ganhar uma hora a mais para que os eleitores possam votar, bem como a reserva de um horário especial (das 8h às 11h) para atender pessoas com mais de 60 anos, consideradas grupo de risco para o Covid-19.
Essas foram as possibilidades aventadas pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que disse estar o órgão próximo de definir essas mudanças, como forma de evitar aglomeração durante o processo de votação. As medidas estão sendo avaliadas levando-se em conta levantamento do setor de estatística do tribunal, e uma decisão deve ser tomada até o final deste mês.
“Nós ainda não batemos o martelo. O que fizemos foi solicitar um estudo ao setor de estatística para calcularmos a saturação de cada uma das seções eleitorais no sentido de impedir a formação de filas e aglomerações”, afirmou Barroso.
“Nós imaginamos nas próximas semanas, provavelmente ainda no mês de agosto, uma definição do horário, e muito possivelmente estenderemos em uma hora pelo menos o horário de votação, que seria de 8h às 18h, e muito provavelmente reservaremos o primeiro horário para os que tem mais de 60 anos e são considerados grupo de risco. Não estou confirmando isso porque nós temos uma consultoria técnica para fazermos”, adiantou.
Eleitorado de Mairiporã – O perfil do eleitorado revela que estão aptos a votar em Mairiporã este ano 63.775 eleitores (dados do TSE de junho/2020), um aumento de 6,9% em relação ao pleito de 2016, quando o colégio eleitoral tinha 59.646 inscritos.
A maioria é formada por mulheres. Elas representam 51,74% do total, somando 33.000. Os homens somam 30.753 eleitores, que correspondem a 48,22% do total.