Violência na cidade registra ligeira alta em setembro

OS ÍNDICES da criminalidade em Mairiporã tiveram viés de baixa em agosto, porém em setembro houve ligeira alta, segundo as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP).

Dos doze indicadores elencados pelo órgão paulista, cinco registraram aumento (lesão corporal dolosa, lesão culposa acidente de trânsito, roubo em geral, roubo de carga e furto em geral), contra apenas 1 em agosto.

Levando-se em conta o período de janeiro a setembro, apenas os casos de homicídio culposo por acidente de trânsito tiveram ligeira variação, passando de 4 no ano passado, para 6, este ano.

Dos outros 11 tipos de ocorrências, duas mantiveram os números em relação ao mesmo intervalo de tempo (tentativa de homicídio e roubo de carga) e os outros nove, especialmente os que sempre apresentam maior incidência, com registro de queda, casos de roubo e furto em geral e roubo e furto de veículos.

Outro tipo de crime com altas consecutivas, o estrupo registrou queda de 33%, passando de 28 casos em nove meses do ano passado, para 21 em 2020.

Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) praticamente se mantiveram no mesmo patamar dois períodos, enquanto os recuos mais expressivos ficaram por conta das lesões corporais por acidente de trânsito e lesões corporais dolosas.

Na soma das doze ocorrências, foram 1.126 entre janeiro e setembro do ano passado e 828 no mesmo intervalo de tempo este ano, queda de 40%.