Violência diminui e homicídios dolosos caem à metade em 2019

MAIRIPORÃ fechou o ano de 2019 com queda nas estatísticas da criminalidade, segundo dados divulgados na sexta-feira, 24, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. O número de homicídios dolosos, que em 2018 chegou a 15 registros, no ano passado caiu para menos da metade, com 7 ocorrências, ou seja 114%.
Nos 14 principais itens da criminalidade, Mairiporã só piorou em cinco: lesão corporal seguida de morte, latrocínio e roubo a banco (passou de 0 há dois anos, para 1 no ano passado em cada item); lesão corporal dolosa (um caso a mais, 323, enquanto em 2018 foram 322) e estupro, que passou de 34 há dois anos para 36 nos doze meses de 2019, crescimento de 5,8%, sendo este o crime que cresce há mais de cinco anos na cidade. 80% deles foram praticados contra pessoas vulneráveis.
A boa notícia é que em 9 itens, já computados os homicídios dolosos, a violência diminuiu: mesmo número de homicídios culposos por acidente de trânsito nos dois períodos (7); 125% nas tentativas de homicídio; 8,6% nas lesões corporais culposas por acidente de trânsito; 36% nos roubos em geral; 54% nos roubos de veículos; 63,5% nos roubos de cargas; 38,5% nos furtos em geram e 18% nos furtos em geral.
Divergência – Os números oficiais da Secretaria Estadual da Segurança Pública refletem todos os casos que foram levados a conhecimento da P 0
olícia, com registro das ocorrências.
Vários segmentos da sociedade, no entanto, discordam, pois consideram que os furtos e roubos são bem maiores, mas avaliam que os registros não são feitos no montante observado dos casos.
Ainda assim, classificam que esses dois tipos de violência, furtos e roubos (em geral e de veículos), são bem maiores.