Vendas do varejo avançam 1% em fevereiro, segundo o IBGE

As vendas do varejo aumentaram 1% em fevereiro e atingiram o maior patamar na série histórica, iniciada em janeiro de 2000. Em comparação com fevereiro do ano passado, o crescimento alcançou 8,2%.

O resultado anunciado quinta-feira (11) pelo IBGE é, ainda, a segunda alta consecutiva do setor, depois do aumento de 2,8% registrado em janeiro. A última vez que o comércio varejista apontou dois meses consecutivos de alta foi em setembro de 2022.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, seis das oito atividades investigadas pelo Instituto cresceram em fevereiro. Os destaques foram os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que tiveram alta de quase 10%, e de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com aumento de 4,8%.

Já duas atividades do varejo amargaram taxas negativas: os grupos Combustíveis e lubrificantes, com déficit de 2,7%, e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tiveram queda de 0,2%.

O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e venda de veículos e peças, cresceu 1,2% na passagem de janeiro para fevereiro. O comércio de veículos, motos, partes e peças teve alta de 3,9% no período, enquanto os materiais de construção recuaram 0,2%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o varejo ampliado cresceu 9,7%. (Agência Brasil – Foto: Valter Campanato/ABR)