Veja o protocolo da Fuvest para as provas do Vestibular 2021

A Fuvest divulgou na terça-feira (8) um conjunto de medidas para prevenir a transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19, durante as provas do Vestibular 2021.
A primeira fase da Fuvest será em 10 de janeiro de 2021, e a segunda fase nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021. Mais de 130.525 candidatos se inscreveram para o Vestibular Fuvest 2021 que será realizado presencialmente.
O vestibular da Fuvest seleciona os ingressantes da Universidade de São Paulo (USP). Em 2021, são oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. Outras 2.905 vagas são destinadas à seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/Enem).
“Por causa do alto número de candidatos em todo o Estado de São Paulo, mais de 130 mil, o Vestibular 2021 será presencial. Para que sua realização seja segura, investimos no que há de mais científico em termos de protocolo, respeitando as normativas internacionais de saúde e as determinações do governo paulista”, diz a nota da Fuvest.
Para garantir a adequada implementação dessas medidas, a Fuvest contará com a presença de uma equipe técnica para consultoria em saúde em todas as etapas do exame.
Principais medidas previstas no protocolo:  
– Exigência do uso de máscaras. Recomenda-se que os candidatos levem ao menos uma máscara adicional.
– Serão fornecidos saquinhos (de papel) para que o candidato possa guardar a máscara usada com segurança.
– Ao entrar na sala para fazer a prova, os candidatos terão à disposição sobre cada mesa de realização de prova um saché contendo lenço umedecido com álcool 70% para garantir a desinfecção da carteira por eles próprios, para além da limpeza realizada previamente à realização do exame.
– Todos os coordenadores e fiscais de aplicação da prova usarão equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscara, luvas e face shield.
– Será disponibilizado de álcool em gel 70% nas salas e nos banheiros dos locais de prova.
– Haverá distanciamento social com manutenção de afastamento seguro de 1,5 m entre as carteiras.
– Aumento do número de locais de prova de forma a garantir ocupação máxima de 40% das salas, conforme preconizado pelo Plano São Paulo Fase Amarela.
– Portas e janelas deverão permanecer permanentemente abertas e aparelhos de ar-condicionado, desligados.
– O horário de abertura dos portões e a circulação nas escolas estão sendo adaptados de modo a se evitarem aglomerações na entrada e dentro de cada prédio de aplicação das provas. Assim, os portões serão abertos às 12h.
– Será permitido o consumo somente de líquidos dentro de sala. Já o consumo de alimentos deverá ser feito fora de sala, em local apropriado indicado pelos fiscais.
– Caso um candidato tenha a confirmação de Covid-19 ou tenha tido contato próximo com pessoas com caso confirmado, o candidato deve procurar o serviço de saúde e não comparecer ao local de prova na data do exame.