No dia 16 de abril começa em todo o País mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai até 25 de maio. A informação sobre a data foi repassada pela coordenadoria do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Não foram fornecidos maiores detalhes.
Nesta edição, uma das bases da imunização será contra o vírus H3N2, que faz vítimas fatais em todo o Brasil.
Apesar de parecer um novo vetor, o H3N2 é bastante conhecido pelos laboratórios que estudam e desenvolvem a vacina contra ele. No entanto, este ano, o vírus tem se mostrado mais resistente. Segundo os especialistas em epidemiologia, esse vírus lembra o H1N1, em 2009, quando houve uma mutação, na época fruto da junção com um vírus suíno e um aviário, que resultou em um quarto vírus, e se transformou em pandemia. No caso do H3N2 não há nenhuma informação sobre qualquer tipo mutação, mas garantem que a gripe está mais agressiva.
Todo ano é realizada a campanha de vacinação contra a gripe, em nível nacional, e acredita-se que a proteção dure em média oito meses, e a imunização realizada durante o outono, para que no inverno a população esteja protegida.