Vacina pentavalente só deve chegar às unidades de saúde apenas em outubro

A MAIORIA das cidades brasileiras aguarda a chegada de novo lote da vacina pentavalente, que protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B, para reabastecer as Unidades Básicas de Saúde. A previsão é de que Mairiporã receba as doses solicitadas no mês de outubro.
Os primeiros problemas com a vacina, produzida pela empresa indiana Biologicals E. Limited, foram identificados no início do ano em vários municípios e por isso mesmo recolhidas por determinação do Governo Federal.
Informação do Ministério da Saúde diz que o órgão providenciou a contratação de um novo laboratório para restabelecer o fornecimento da vacina. “E já colocaram a previsão de fornecimento da vacina para outubro. Com isso, foi alterada a Campanha de Multivacinação, momento em que fazemos a atualização dos cartões, que sempre costuma acontecer em agosto. Como essa é uma vacina muito importante e está faltando, a campanha também foi mudada para outubro”, diz a nota.
A Secretaria de Saúde de Mairiporã, como é praxe, não informa nada à população. A expectativa das famílias é que a chegada de novas vacinas sejam dadas a conhecimento público. A orientação é que além da pentavalente, todas as outras vacinas sejam aplicadas e que os pais e responsáveis mantenham o Cartão de Vacinação da criança em dia.