Urnas das eleições começam a chegar nas escolas

AS URNAS que vão ser usadas em Mairiporã no segundo turno das eleições, para escolha de presidente da República e governador do Estado, passaram pelos procedimentos de carga e lacração e concluídos durante o último fim de semana. A informação é da chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Célia Regina Fernandes Brito. O transporte da maioria dos equipamentos para os locais de votação será feito no domingo, 28.
No município, que tem 61.289 eleitores aptos a exercer o direito de voto, serão usadas 186 urnas eletrônicas em 33 lugares diferentes e outras. O cartório ainda conta com 28 urnas reservas, para qualquer eventualidade. As pessoas que não votaram no primeiro turno, em 7 de outubro, independentemente de justificativa, podem comparecer no domingo, 28. A estimativa é que cada eleitor gaste 20 segundos para registrar seus votos.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, as urnas eletrônicas são seguras, assim como o sistema eleitoral. Segundo ela, não há margem para fraudes. “Da cerimônia de lacração, em Brasília, participaram representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e do próprio Tribunal Superior Eleitoral. São assinados digitalmente os sistemas que vão ser usados em todas as urnas, seja em Mairiporã ou qualquer lugar do País. Assim que a urna é preparada, são emitidos os códigos de segurança, que qualquer pessoa pode comparar com os disponibilizados no site do TSE”, explica.
Em Mairiporã, acompanharam o procedimento juízes e promotores da Justiça Eleitoral. “Foram feitos os testes de funcionamento em todas as urnas, que foram auditadas e lacradas”, assinalou.