SUSPEITAS de fraudes grosseiras, como livros de ponto assinados até a primeira quinzena de abril, e dezenas de outras irregularidades foram detectadas em fiscalização surpresa realizada na quinta-feira, 30 de março, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em unidades de saúde de 223 municípios do Estado de São Paulo. Foram encontrados medicamentos estocados em sala com mofo, banheiros sujos e sem adaptação para deficientes, camas enferrujadas e prédios em condições precárias. Havia ainda equipamentos caros, encaixotados.
A UBS de Terra Preta está entre as unidades que apresentaramproblemas. Segundo os fiscais do TCE, na unidade do distrito o banheiro para pessoas com necessidades especiais era usado como depósito. Foram encontrados aparelho de raios-X sem uso desde o dia 8 de março por problemas na impressora, duas das três autoclaves quebradas e elevador desativado há mais de 20 anos. A unidade tinha ainda lixo, material queimado e fezes de animais no local.
A notícia foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que assinalou não ter a Prefeitura de Mairipor ã respondido aàs indagações até o final da noite daquele dia, quando a edição impressa estava em fase de conclusão.