EDITAL do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado no início da semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. Neste ano a taxa de inscrição ficou mais cara: R$ 85, ante aos R$ 82 da edição de 2018. A quitação deverá ser feita entre os dias 6 e 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e correios.
Uma das novidades desta edição é a revista aos lanches levados pelos candidatos, haverá novo sistema de inscrição; inclusão opcional de foto na inscrição; espaço com linhas para rascunho da redação; espaço para cálculos no final do caderno de questões; surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.
No primeiro dia serão aplicadas as seguintes provas: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos entre 1º e 10 de abril. Terão direito à gratuidade estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O resultado será divulgado no dia 17 de abril no site do Enem. O candidato, mesmo conseguindo o benefício da isenção, não estará inscrito automaticamente e deverá, assim como os demais, fazer a inscrição regular.