Supermercados de SP acumulam alta de 12,3% nas vendas em 2020

Dados antecipados da Associação Paulista de Supermercados (Apas) à Coluna do Broadcast (Estadão Conteúdo) revelam que os supermercados paulistas, no acumulado de janeiro a maio, registraram alta de 12,3% em seu faturamento, se comparado com o mesmo período de 2019.

Com alta nas vendas desde fevereiro, o setor registrou crescimento de 7,35% nas vendas em maio, se cotejado com o mesmo intervalo do ano passado. Segundo a Apas, mesmo com os números positivos, os empresários supermercadistas reduziram a expectativa para o segundo semestre e acenam com a possibilidade de demissões no futuro.

A entidade, para chegar aos números de vendas calculados, leva em consideração o conceito de ‘vendas em mesmas lojas’, que leva em consideração apenas os estabelecimentos em operação há pelo menos 12 meses. Os dados indicam crescimento mesmo tirando do cálculo a inflação do período.

O presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, destaca que, apesar da inflação nos preços de 0,67% em maio/20, o volume de unidades vendidas aumentou 8,89% se comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Para o Dia dos Pais, a expectativa de crescimento de vendas em relação ao ano passado é de 0,5%. A comemoração, segundo a Apas, ainda deve se dar em meio ao afastamento social.