EM UM ano eleitoral em que a hegemonia do PT, que durava desde 2003, desapareceu feito fumaça, o PSDB conquistou 789 prefeituras em todo o país, incluindo a capital paulista. O bom resultado não se repetiu nas cidades da região, onde o partido historicamente sempre foi muito forte.
Se em 2005 os tucanos tinham quatro, das cinco prefeituras (Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar), em 2008 esse número caiu para três e a partir do ano terá apenas uma, justamente Mairiporã.
Esse quadro também levou à diminuição no número de vereadores do PSDB nas cinco câmaras: em 2004 foram eleitos 14 tucanos. Em outubro último, queda de 43%, o que equivale a 8 eleitos, o que tirou a liderança do partido na comparação com outras legendas.
A novidade no pleito deste ano foi a eleição de duas mulheres para comandar prefeituras de Cajamar e Francisco Morato. Ao longo da história Mairiporã, Franco da Rocha e Caieiras nunca elegeram mulheres para o Executivo.
Mesmo tendo eleito apenas um prefeito, a bancada do PSDB é a maior da região, com 8 vereadores. Em seguida aparecem PDS e PPS com 8; PSB, PMDB e PV com 4 e PTB e PDT com 3.
Composições – Francisco Morato (PPS (2), PMN (2), PRB (2), PSDB (2), PSD, DEM, PSB e PDT e 1 cada) total de 12; Franco da Rocha (PT (3), PTB (2), PDT, PV, SD, PMDB, PSD e PSB 1 cada) total de 11; Caieiras (PP (3), PMDB (2), PSB (2), PPS, PSDB e PSD 1 cada) total de 10; Cajamar (PSB (4), PSDB (2), PPS (2), DEM, PSD, PROS, PR, PMDB, PV e PCdoB 1 cada) total de 15; Mairiporã (PSDB (3), PV (2), PSD (2), PSC (2), PDT, RD, PTB e PPS 1 cada) total de 13.