Durante décadas Mairiporã se viu nas mãos da Sabesp, que de posse de um contrato assinado no final dos anos 1960 se tornou a responsável pelo abastecimento de água da cidade.
Durante a vigência desse primeiro contrato, leonino por sinal, a empresa fez o que bem quis. Submeteu a cidade a não ter rede de esgoto, rede de água, ou seja, investiu praticamente nada. Acompanhei de perto esse início da empresa na cidade, que à época se chamava Comasp.
Anos se passaram sem que investimentos reais fossem feitos e levou a Prefeitura a adotar uma prática ainda hoje vista na cidade, mas em menor escala, que é o fornecimento de água através de caminhões-pipa. Os custos aos cofres municipais sempre foram consideráveis com esse serviço.
Muitos prefeitos que passaram pelo Paço simplesmente empurraram o problema ou por comodismo ou por politicagem, notadamente nas mais de duas décadas de governo tucano no Estado.
Ao assumir a Prefeitura em 2013, Márcio Pampuri se debruçou sobre a questão e àquela altura a Sabesp atuando na cidade sem ter contrato, vencido em 2009. E a persistência resultou na renovação do vínculo, por mais 30 anos, mas em condições absolutamente favoráveis a Mairiporã, a começar pela revisão contratual obrigatória a cada quatro anos.
E justamente no primeiro ano de mandato do prefeito Aladim alterações foram feitas e a Sabesp finalmente deu as caras, iniciando a implantação de rede de esgoto inicialmente em 23 bairros, numa extensão de 64 quilômetros e investimentos da ordem de R$ 72 milhões em três anos de obras.
Não houve comodismo do então prefeito Pampuri e muito menos de Aladim. Seus antecessores simplesmente não tiveram vontade política de fazer a coisa acontecer. E quem pagou um alto preço por essa preguiça foi a população, que só agora vai contar com saneamento básico em seus bairros.
Só tenho que parabenizar tanto Dr. Márcio Pampuri quanto o prefeito Aladim em resolver problemas que se mostravam insolúveis.
Ozório Mendes é advogado militante na Comarca, foi vereador e presidente da Câmara na gestão 1983/1988