Sistema Cantareira receberá 100 mil mudas de árvores

A Sabesp participou da cerimônia para início do plantio de 100 mil mudas de árvores na Serra da Cantareira, principal região abastecedora de água do Estado de São Paulo. A celebração, na sexta-feira (22)  foi realizada na sede do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), em Nazaré Paulista (SP) (foto), no âmbito do Projeto Raízes da União, parceria entre o IPÊ e a União Química que visa ações de recomposição florestal e conservação da biodiversidade.
Durante o encontro, Ana Lucia Fonseca Rodrigues Szajubok, gerente de Departamento de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Sabesp, fez o plantio simbólico de um ipê-roxo e abordou questões relacionadas ao futuro da água em São Paulo e como o Sistema Cantareira pode apoiar o abastecimento nas grandes cidades.
“Temos mais de 30 mil hectares de floresta preservada no entorno dos mananciais que utilizamos para o abastecimento. Somente no Sistema Cantareira, o principal da Região Metropolitana de São Paulo, são mais de 8.500 hectares de áreas preservadas. As florestas são indutores de serviços ambientais, entre eles a regulação, manutenção, disponibilidade e qualidade hídrica. Falar em floresta é falar em resiliência e adaptação climática, e para o setor de saneamento isto é fundamental. Não temos como prosseguir com saneamento sem pensar na manutenção das florestas. A água e a floresta são indissociáveis”, afirmou Ana Lúcia.
O Programa Raízes da União irá plantar no total 200 mil mudas na região do
Cantareira. A meta do programa, iniciado em 2022, é plantar 1 milhão de mudas de árvores nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal até 2027. (Da Redação – Foto: CBBC)