Serviços garantiu resultado positivo na geração de emprego em agosto

O mercado de trabalho em Mairiporã fechou o mês de agosto com saldo positivo na geração de emprego formal (com carteira assinada). Foram 103 novas vagas criadas, porém isso se deveu ao setor de Serviços, responsável pela contratação de 95% dos contratados. O setor da Construção Civil colaborou com os outros 5%.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados quinta-feira (29) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência.

Em agosto foram 729 admissões e 626 demissões. Na comparação com o mês anterior (julho), o total de novas vagas aumentou em 55,4%, pois no período citado foram 46 postos de trabalho preenchidos.

Setores – Se Serviços, com 140 vagas, e Construção Civil, com 8, responderam positivamente, os outros três principais setores da economia tiveram viés de baixa: a Indústria de Trasformação fechou 38 postos, o Comércio, 6 e a Agropecuária com saldo negativo de 1.

No cômputo geral dos oito meses deste ano (janeiro a agosto) Mairiporã totaliza a geração de 553 empregos formais. Trata-se de um bom resultado com a economia crescendo ainda lentamente, mas inferior ao obtido no mesmo período do ano passado, quando haviam sido geradas 886 novas vagas.

Estoque – O total de trabalhadores empregados no município, com carteira assinada, soma 14.428, assim distribuídos: Serviços (5.579); Indústria de Transformação (4.417); Comércio (3.958); Construção Civil (446) e Agropecuária (28).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Pereira dos Santos, ao comentar os números, o aumento de emprego formal é sempre uma notícia boa e destacou o desempenho do setor de Serviços, que nos últimos anos foi o mais afetado pela pandemia.

“Nosso município tem desenvolvido projetos de incentivo à geração de empregos e renda. Essa é uma das prioridades do prefeito Aladim e o que já foi colocado aos setores da economia demonstra que a administração municipal está no caminho certo”, finalizou o secretário. (Juarez César/CJ – Foto: Marcelo Camargo/ABR)