ESTUDO divulgado pela Serasa Experian, no decorrer desta semana, revela que em agosto 25% das dívidas não pagas dos brasileiros referem-se às contas de luz, água, gás e telefone, os chamados serviços essenciais.
De acordo com os dados, é o maior patamar já registrado nesse tipo de dívida, desde o início da série histórica, iniciada em 2019.
As informações também mostram que a inadimplência no País voltou a subir em agosto, agora com 320 mil devedores a mais do que em julho. Cerca de 71,7 milhões de pessoas estão com o nome sujo no cadastro nacional. As mulheres são 50,4% e os homens 49,6% nesse universo, e a faixa etária mais afetada é a de 41 a 60 anos (35%), seguida de 16 a 40 anos (34,5%). Do total devido, 24,7% são do grupo de serviços essenciais, e no de contas básicas, 13,8%.
Em junho, a quantidade de brasileiros no cadastro de devedores havia caído pela primeira vez no ano, para 71,45 milhões, mesmo antes do início do Desenrola Brasil, e julho seguiu a mesma tendência, com a queda para 71,41 milhões de brasileiros.
Com relação às contas atrasadas com bancos e cartões de crédito, também houve queda e em agosto o recuo foi de -0,82%. Mas banco e cartões seguem como o principal motivo para o endividamento das pessoas, com 29,2% das contas atrasadas.
Legenda:
Não pagar a conta de luz está entre as dívidas dos brasileiros
Crédito:
Marcelo Camargo/ABR