COM 13,4 milhões de brasileiros desempregados em março, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as regiões mais industrializadas do País são as que mais sofrem com a crise econômica, que perdura desde 2014.
Nas seis cidades da região houve avanço significativo no saldo de emprego no primeiro trimestre deste ano, ante igual período de 2018.
Mairiporã, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha registraram saldo de 302 empregos nos três primeiros meses do ano, ante o fechamento de 694 no ano passado. Apenas Cajamar oscilou negativamente em março último, com o fechamento de 229 vagas.
O levantamento é da reportagem do Correio, com base na análise das carreiras que mais geraram saldo positivo em cada cidade, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. O saldo deste ano é fruto de 9.239 contratações e 8.237 demissões. No ano passado, as cinco cidades admitiram 8.476 trabalhadores e demitiram 9.160. Na comparação entre os dois períodos, as contratações aumentaram 9% e as demissões recuaram 11,2%.