COMPROMETIDOS pela falta de manutenção de responsabilidade da Prefeitura, marquises e sacadas em vários prédios localizados na região central da cidade apresentam sérios riscos estruturais. O alerta é feito por engenheiros consultados pelo Correio.
O que chama mais a atenção, por se tratar de prédio que abriga órgão público, se localiza na rua XV de Novembro, sede do Departamento de Cultura da Prefeitura. Infiltrações, buracos, rachaduras e ondulações, além da falta de limpeza, são os problemas constatados na sacada e marquise, problemas que se agravam com o passar do tempo.
Os riscos com um desabamento pode afetar pedestres, que diariamente passam pelo local, já que se trata de uma via de grande concentração de pessoas.
Para os engenheiros, o prédio precisa ser recuperado, em especial intervenções imediatas na sacada e marquise, que podem desabar e fazer vítimas, até fatais.
Em 2015 e novamente em 2016 a reportagem denunciou o fato à Secretaria Municipal de Obras, porém nada foi feito. Nesta nova administração o problema continua, sem que se tomem providências, e o perigo é iminente, pois boa parte da estrutura está deteriorada.
Em relação a outras marquises na região central, têm problemas que simples manutenções preventivas solucionariam, pois não se trata de algo complexo ou que necessite de interdição do local. Basta apenas fiscalização e obrigar os proprietários a fazer os reparos.