Ronda escolar na rede pública estadual aumentada em 20%

A ronda policial nas unidades de ensino da rede pública estadual será ampliada em 20%. A informação foi dada pelo deputado estadual Edmir Chedid, que reivindicou a medida ao Governo para aumentar a segurança nas escolas. A medida passou a vigorar na segunda-feira (1) em todo o Estado de São Paulo.

Na prática, a iniciativa vai garantir mais segurança para os professores e os mais de 9 mil estudantes das 14 unidades escolares em Mairiporã.

De acordo com o parlamentar, o aumento se deve ao convênio firmado entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP) para a expansão do Programa Ronda Escolar, por meio da Diária Especial por Jornada de Trabalho Policial Militar (Dejem). Foram ofertadas vagas diárias para que os policiais atuem fora do horário de expediente.

“Cada profissional poderá trabalhar até oito horas por dia ao longo de 10 dias no mês totalizando 80 horas adicionais. Os policiais que receberão as diárias serão alocados de acordo com as estratégias da Secretaria de Estado da Educação nas escolas que são consideradas mais vulneráveis e que demandam, de maneira mais presente, a Ronda Escolar”, afirmou o deputado.

Na ocasião, o parlamentar lembrou que esta é a primeira vez que o Estado de São Paulo paga diárias para a ronda escolar, fazendo com que o efetivo seja ampliado e, consequentemente, a segurança das unidades de ensino. “Estamos bastante atentos às necessidades dos estudantes e também dos nossos profissionais que atuam nas escolas públicas”, completou o parlamentar.

As inscrições para as vagas já estão abertas e o investimento no programa é de aproximadamente R$ 14 milhões por ano. O principal objetivo da medida é justamente ampliar a segurança dos estudantes, dos seus responsáveis, professores e funcionários em todo o Estado de São Paulo ao longo do período letivo. “Essa iniciativa será aplicada ainda mais a partir do próximo ano”, finalizou Chedid. (Da Redação)