As eleições de outubro podem ser um bom momento para os eleitores da cidade usarem a consciência na hora de dar o voto. Paraquedistas que por aqui aparecem de quatro em quatro anos, e são centenas, devem ser esquecidos e dar lugar àqueles comprometidos com a cidade e que assumam defender os seus interesses pelos próximos quatro anos.
Nenhum município, inclusive o nosso, consegue sobreviver apenas com seus orçamentos anuais. Pagar funcionários e manter a máquina funcionando consomem a maior parte do dinheiro arrecadado. Daí que aquilo que sobra para investimentos é muito pouco.
Dinheiro vindo de outras esferas é o que tem feito a diferença, porém os responsáveis por isso devem ter a contrapartida do voto. São alguns deputados que ao longo dos últimos 18 meses enviaram milhões de reais para a solução de problemas em diversas áreas da administração municipal. O governo do prefeito Aladim tem o dever de divulgar quem foram esses parlamentares.
Apenas para ficarmos em um exemplo, nas eleições gerais de 2018 os mairiporanenses votaram em mais de 400 candidatos a deputado estadual e mais de 300 a federal. Um absurdo. Gente que nunca pisou na cidade, de quem nunca se ouviu falar foram votados. E isso se deve a espertos cabos eleitorais (políticos com ou sem mandato e religiosos), que lucram com os votos que conseguem para os espertalhões que ou buscam um primeiro mandanto ou tentam a reeleição.
Desta vez, é preciso que haja compromisso de ambas as partes, ou seja, dos deputados que trabalharam pela cidade e do eleitor. Se Mairiporã avançou muito em um ano e meio, isso em boa medida se deveu aos recursos carreados por deputados. Nada mais justo do que a contrapartida ser verdadeira.
A cidade vive um outro momento desde a chegada de Aladim ao Palácio Tibiriçá. Depois de décadas de prefeitos políticos e politiqueiros, em 2020 o eleitor mudou e fez a opção pelo gestor, pelo administrador. E em pouco tempo viu mudanças que até então eram impensáveis. E muito do que foi feito se deveu a deputados que enviaram recursos através de emendas parlamentares.
O foco em outubro é agradecer aqueles que fizeram e podem fazer mais pela sociedade mairiporanense. Chega de picaretas levarem daqui o voto e só voltarem quatro anos depois.
Votar em quem ajuda a cidade é abrir caminho para uma representação política que a cidade nunca teve, mas merece.