QUEM não votou nas últimas três eleições e não justificou a ausência têm até 6 de maio para regularizar a situação. Se perder o prazo, terá o Título de Eleitor cancelado. Mairiporã tem 1.411 pessoas nessa condição na lista de cancelamento.
Chefe do Cartório Eleitoral, Célia Regina Fernandes Brito afirmou que esse número poderia ser ainda maior, se parte dos eleitores não tivesse feito o cadastramento biométrico nos últimos dois anos. É que a atualização dos dados requeria o pagamento das multas por ausência sem justificativa.
Para resolver o problema, basta ir ao Cartório, retirar a guia de recolhimento e fazer o pagamento em uma agência do Banco do Brasil ou em correspondentes bancários. São R$ 3,51 por eleição. Depois disso, é preciso retornar ao Cartório com o comprovante de quitação dos débitos e documentos pessoais.
Também é possível imprimir a guia de recolhimento acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br/eleitor/serviços/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multa).
O cancelamento do Título de Eleitor pode acarretar uma série de punições. O cidadão fica impedido de tirar ou renovar o passaporte, não pode assumir cargo público e não consegue se matricular em instituição e ensino superior, entre outras sanções. O Cartório em Mairiporã fica na Rua Ipiranga, 84, centro. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.