Redução de vítimas fatais na rodovia Fernão Dias chega a 39% entre janeiro e março

O NÚMERO de vítimas fatais na rodovia Fernão Dias registrou queda de 39% entre os meses de janeiro e março deste ano, segundo dados divulgados pela Arteris Fernão Dias, na terça-feira, 17. Em relação ao trecho paulista da estrada, a redução foi ainda maior, chegando a 75%.
No primeiro trimestre do ano passado foram 43 mortes e no mesmo período de 2018 caíram para 26. Os dados, segundo a concessionária, reforçam a tendência de queda verificada nos anos anteriores. Comparado com 2015, a queda chega a 50%.
“Essa redução de vítimas fatais na Fernão Dias foi resultado de ações permanentes de educação no trânsito e soluções de engenharia com foco na segurança viária. Foram 17 vidas salvas nos primeiros três meses de 2018, prova de que estamos no rumo certo”, afirma Helvécio Tamm de Lima, diretor superintendente da concessionária.
Os dados do centro de controle de operações também apontam para queda de 9% no total de feridos em acidentes. “Uma das nossas frentes de trabalho é conscientizar os motoristas para uma condução mais segura. Durantes nossas campanhas, incentivamos atitudes responsáveis como o uso do cinto de segurança, por exemplo, que literalmente salva vidas em uma colisão”, explica o diretor.
Nos primeiros três meses de 2018, a redução no número de acidentes foi de aproximadamente 1,1% em comparação com 2017. Se os dados forem confrontados com 2015, a redução é ainda maior, e chega a 14%. De lá para cá, deixaram de acontecer 332 acidentes. Ou seja, os índices passaram de 2.278 para 1.946 acidentes, este ano. No trecho paulista da Fernão Dias, entre Vargem e Guarulhos, o número de vítimas fatais passou de 12 para três, redução de 75%. Segundo ainda a concessionária, os acidentes possuem causas variadas, mas principalmente estão relacionadas à negligência dos motoristas quanto às normas de trânsito.