De acordo com balanço da Receita Federal, datado de quarta-feira (10), mais de 6 mil declarações do Imposto de Renda 2024 já foram entregues pelos contribuintes mairiporanenses. Esse total equivale a 28,5% do esperado.
A marca foi alcançada em quatro semanas após a abertura do prazo, em 15 de março. O envio dos documentos podem ser feitos até o dia 31 de maio.
A previsão é que no município sejam entregues 21.963 declarações neste ano.
Em 2023 foram enviadas à Receita Federal 21.019.
Quem está obrigado a declarar e fizer a entrega fora do prazo, pagará multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano. Há ainda outras penalidades.
Região – Franco da Rocha lidera em declarações enviadas, com 14.277, seguido por Francisco Morato, 113.182. Das cinco cidades da região do Cimbaju, Mairiporã é a que tem maior lentidão.
Segundo a Receita, 22% das declarações adotaram o formato pré-preenchido, o que dá prioridade ao contribuinte na restituição.
O programa do IR está disponível para download desde 9 de março. O preenchimento e a entrega da declaração são feitos no mesmo programa. Os computadores da Receita Federal recebem as declarações por 20 horas diárias, com pausa entre 1h e 5h para manutenção dos sistemas.
A declaração pode ser feita pelo computador, tablete, celular e também online. Juarez César/CJ)