Quando acaba a utilidade

Nesse mundinho de interesses, infelizmente para a maioria, o valor é medido pelo interesse. Se há interesse vale até sentar ao lado do inimigo e tomar um cafezinho com adoçante, como se não houvesse amanhã. Utilidade e significado andam com pesos muito divergentes na balança dos relacionamentos. Se for só pelo significado, o dinheiro pode comprar soluções. As vidas alheias cada vez mais são postas à mesa como algo que se pode resolver de forma prática.

Importante e urgente também são dois termos interessantes para serem analisados nas atuais circunstâncias de como se constroem as relações humanas. O que é importante é o que faz com que a vida tenha de verdade um propósito. Afinal, um dia todos nós partiremos. Ter saúde e alguma tranquilidade e um pouco de poder.

Ingredientes que somados a uma estúpida vaidade, trazem a falsa sensação de que é urgente aproveitar só o momento. É preciso então sempre acordar se questionando sobre os planos para o futuro. Uma provocação que não impede que o momento atual seja saboreado, mas nos coloca a caminho de inteligentes reflexões.

Quanta gente já pensei que gostava de mim e não era nada isso. Gostava do que eu poderia proporcionar. Gostava do jeito ingênuo que eu me dispunha a dar o melhor. Apreciava minha maneira idiota de estar sempre disponível. É como na velhice: Este tempo em que passa a utilidade e fica só o significado. E o que fazemos com o significado? Acho que nessa hora, a pessoa percebe quem ama mesmo. Quem ama vai ficar até o fim.

Nas cerimônias de casamento, quando os casais preferem ou não gostam de preparar algo para dizer um ao outro, eu sugiro que prometam ser um para o outro a mesma pessoa, mesmo quando velhinhos. Claro que é uma brincadeira. Um jeito de deixar mais leve, diminuir a ansiedade e o nervosismo e tentar arrancar um sorriso, mas ao mesmo tempo, um jeito poético que encontrei de plantar no coração deles, que não interessa quanto tempo passar. Vão embora as efervescências da juventude, mas a essência restará, porquê é nela que mora o significado.

 

Luís Alberto de Moraes tem formação em Letras, leciona há quase vinte anos e prepara o lançamento de um livro de crônicas e poemas. @luis.alb