Produtividade policial tem queda de 15,8% no primeiro bimestre 

Com base nos dados oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP), a produtividade policial em Mairiporã, no primeiro bimestre deste ano, registrou queda de 15,8% na comparação com o mesmo período de 2023. 

Foram 299 ocorrências policiais em janeiro e fevereiro último, ante 355 nos dois primeiros meses do ano passado. 

Ações contra porte, tráfico e apreensão de entorpecentes, prisões efetuadas, menores apreendidos em flagrante e por mandado foram alguns dos indicadores que registraram recuaram este ano. 

De acordo com os dados, os crimes considerados mais violentos – tráfico, porte e apreensão de entorpecentes – foram melhores, com 19 ocorrências ante 14 do primeiro bimestre de 2023. Esse tipo de crime segue enfrentando maior resistência das forças públicas de segurança. Outro dado positivo foi com relação ao porte ilegal de armas (1 x 1) e armas de fogo apreendidas (3 x 1). 

Os recuos foram observados na apreensão e prisão de infratores. Menos apreendidos por mandado ou em flagrante somaram 2 este ano e 3 no ano passado. Já os presos em flagrante e por mandado, registrou 55 casos nos dois períodos avaliados, enquanto o número de prisões efetuadas caiu de 52 em 2023 para 46 agora. 

Os outros dados tiveram queda: número de flagrantes lavrados (32 x 33); inquéritos policiais instaurados (117 x 163) e número de veículos recuperados (46 x 52). (Cláudio Cipriani8/CJ – Foto: PMSP)