Prisões em flagrante em Mairiporã caem 15%

COM BASE nas estatísticas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP), com dados finais de 2019, a reportagem realizou um levantamento sobre as prisões em flagrante efetuadas no município, para comparação com o ano de 2018.
Segundo apurado, o total de presos em flagrante diminuiu 15% ao se comparar os dois períodos: foram detidas 234 pessoas na hora ou logo após a prática do crime em 2019, ante 269 há dois anos.
Uma das explicações é o recuo de vários dos principais delitos cometidos na cidade, que contribui para essa queda.
As prisões em flagrante ocorrem, em boa medida, através de operações policiais, nas quais os agentes se deparam com situações que levam à detenção de alguma pessoa – como posse de arma ou droga – e à violência doméstica, em razão da Lei Maria da Penha.
A prisão em flagrante acontece quando um suspeito é pego durante um crime ou logo em seguida. É diferente de detenção com base em um mandato emitido pela Justiça.
Já o número de prisões por mandado teve o dobro de registros: foram 67 em 2018 e 126 no ano passado. Se somadas as prisões em flagrante e por mandado, a polícia encarcerou 360 pessoas em 2019, ante 336 há dois anos, um aumento de 7% na comparação entre os dois períodos.
Menores – A apreensão de menores infratores em flagrante foi praticamente a mesma em 2018 e 2019. Segundo os registros, foram 17 há dois anos e 16 no ano passado. Já as apreensões por mandado estiveram quase no mesmo patamar, com 6 ao final de 2019 e 8 no ano imediatamente anterior.