As cores acromáticas (branco, preto, cinza e prata) ainda são preferência entre os consumidores e representam 80% dos carros produzidos em todo o mundo, de acordo com o Relatório de Cores para Tintas Automotivas da BASF, que analisou a distribuição de cores no mercado automotivo em 2018.
A pesquisa apontou ainda que o branco é a cor mais popular. A cada quatro carros fabricados na América do Norte e a cada três na Europa, um é pintado de branco, enquanto na Ásia–Pacífico um a cada dois carros fabricados recebe a cor branca. A popularidade da cor prata caiu ligeiramente em comparação ao ano anterior. Com relação às demais tonalidades, o azul é o mais popular, seguido pelo vermelho.
Mairiporã – De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as cores acromáticas também contam com a preferência dos proprietários de veículos na cidade. A disputa é acirrada entre as tonalidades preta, prata e branca.
O total na cor preta soma 9.822 unidades, prata (8.809), branca (8.618), vermelha (7.037), cinza (5.813) e azul (5.187). Essas seis tonalidades, com 45.286 unidades, respondem por 87,5% do total da frota bragantina, de pouco mais de 126 mil veículos.
As cores cromáticas tendem a ser mais utilizadas nos segmentos de veículos menores, como nos carros compactos e subcompactos. A quantidade total de tonalidades cromáticas apresentou queda significativa nos segmentos de veículos maiores, em que houve um aumento considerável do preto e branco em comparação ao ano anterior.