TRÊS candidatos concentram 90% do R$ 1,3 milhão arrecadado pelos presidenciáveis por meio da modalidade “crowdfunding” nos três meses da pré-campanha, que se encerrou na quarta-feira, 15. A campanha eleitoral teve início oficialmente na quinta, 16.
O “crowdfunding” é o nome que se dá ao financiamento coletivo captado por meio da internet, também chamado de “vaquinha virtual”. As contribuições são de pessoas físicas, por meio de sites de empresas autorizadas pela Justiça Eleitoral.
O valor arrecadado até agora é pequeno se comparado com o teto de gastos estabelecido por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cada campanha de candidato a presidente da República (R$ 70 milhões).
Os três que mais arrecadaram foram Lula (R$ 500 mil), João Amoêdo (R$ 350 mil) e Marina Silva (R$ 220 mil).
Nesta eleição a principal fonte de financimaneto de partidos e candidatos é o fundo eleitoral de R$ 1,59 bilhão, criado com dinheiro do Orçamento da União para ajudar a bancas as campanhas depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, em 2015, as doações eleitorais de empresas.