A ADMINISTRAÇÃO Antônio Aiacyda (PSDB) ainda não informou quanto pretende gastar para alugar 12 carros de luxo, nem qual a destinação que será dada a essa nova frota, durante o período de 12 meses. O pregão para registro de preços, que deveria ter ocorrido no dia 15 de março, foi adiado para o próximo dia 3 de abril.
Comentários de pessoas próximas ao prefeito garantem que os veículos vão ser entregues aos secretários municipais, que poderão utilizá-los nas 24 horas do dia.
De acordo com o edital, os veículos deverão ser do tipo sedan, com 5 lugares, motor 1.4, 150CV, transmissão manual, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, airbag duplo frontal, sistema de freio ABS, computador de bordo, bicombustível, na cor preta e com quilometragem livre.
Terceirizar frotas de veículos não é novidade no governo Aiacyda. Ele já utilizou desse expediente durante a gestão iniciada em 2009. No entanto, os veículos se destinavam à prestação de serviço público como ambulâncias e coleta de lixo.
Causa estranheza o aluguel de 12 carros de luxo para atender secretários, num momento em que o próprio governo municipal alega dificuldades financeiras. Médicos estão indo embora por cortes determinados pelo Executivo na área da Saúde, faltam remédios e equipamentos para melhor atender os que dependem da saúde pública, um hospital novo, que custou ao Estado R$ 9 milhões, está fechado e servindo de depósito de materiais, situações que poderiam ser minimizadas com investimentos que agora se destinam ao aluguel de carros.
O que também chama a atenção é que as ações adotadas pelo prefeito são tomadas de forma intempestiva, sem nenhuma explicação. Desde que assumiu o cargo, em janeiro, Aiacyda tem adotado uma série de medidas no mínimo estranhas.
Além dos veículos, também causou espanto a aquisição de café da manhã e da tarde e almoço para funcionários da Secretaria da Saúde, cujos preços já são questionados em vários segmentos da sociedade. A reportagem completa sobre a licitação do pãozinho para essa finalidade será publicada na próxima semana.