Com a chegada da frente fria à região, com baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e o Fundo Social de Solidariedade vem reforçando o trabalho e a conscientização em prol da população em situação de rua e vulnerabilidade social no município, através da Abordagem Social.
Essa ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), quando necessário. Por meio dela, as pessoas em situação de rua são abordadas, orientadas e encaminhadas aos serviços sócioassistenciais.
As pessoas que se dispõem a receber ajuda, são encaminhadas para a Abejovi (Associação Beneficente João Vitor Rodrigues Lima), onde passam por atendimento psicossocial, pernoitam, recebem alimentação adequada e banho.
A Semads pede para quem se deparar com pessoas passando frio e precisando de acolhimento, entrar em contato com o plantão da Abordagem Social, no telefone (11) 4604-6443, que tem atendimento 24 horas.
Segundo a titular da Semads, Shirley Mendes de Jesus Maciel, em todos os serviços oferecidos o principal objetivo é o resgate da dignidade, fortalecimento de vínculos familiares e/ou social, para garantir os direitos dessas pessoas.
A presidente do Fundo Social, Luciana Hamid, destacou que outra ação importante é o fornecimento de café da manhã, almoço e café da tarde a todos os moradores de rua, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), diariamente.
Em junho foram feitas 491 abordagens, entregue 7 cobertores, além de 115 cafés da manhã e 353 almoços. As diárias na Abejovi somaram 24 atendimentos.
Vacinação – Ainda segundo a Semads, perto de 30 moradores de rua foram vacinados contra a Covid-19, em ação conjunta com a Secretaria de Saúde.
Legenda: Durante abordagem, moradores de rua receberam a primeira dose da vacina contra a Covid
Crédito: Divulgação