Em comemoração ao mês da Mulher, a Secretaria de Saúde de Mairiporã continua realizando exames de papanicolau, voltados para a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Neste sábado está programado o Dia D da Saúde da Mulher, com coleta de papanicolau e testes rapidos, livre de agendamento em todas as unidades, das 8h às 16 horas. Assim que os resultados dos exames forem apresentados, caso haja necessidade, as mulheres receberão acompanhamento e orientação médica.
Segundo dados fornecidos pela Pasta, de janeiro até a primeira semana deste mês foram realizados 1.008 exames de papanicolau, que é um dos principais procedimentos para a prevenção da doença.
De acordo com os médicos, o exame deve ser feito em mulheres com idades entre 25 e 64 anos, a cada três anos.
Dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) apontam que, em 2021, 270 mulheres morreram no país devido o câncer de colo de útero, o que representa uma média de quase 23 mortes por mês. Ainda de acordo com o Conass, esse tipo de câncer é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.
Mamografia – Outro importante exame, preventivo contra o câncer de mama, a mamografia também é realizada pela Secretaria da Saúde e também até a primeira semana de março foram realizados 376 atendimentos. (Juarez César/CJ)