Preço da carne pode subir ainda mais por culpa do mercado internacional

A CARNE é um dos alimentos que mais encarecem a despesa do consumidor e compromete o orçamento domiciliar. Em um ano, os cortes populares de carne bovina de segunda registram aumentos que variam de 38% a 52%. A diferença é significativa comparada a inflação no acumulado do ano que é 8,13%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O churrasco mais caro no Brasil é culpa do mercado internacional, segundo analistas, pois as comodities agrícolas ou produtos agrícolas estão com muita pressão do mercado internacional. A China voltou a crescer fortemente, os países que já vacinaram também e o Brasil é um grande fornecedor de alimentos.

Apesar disso, a carne não é a única vilã das compras do mês. Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Supermercados mostra que nos últimos 12 meses, 35 itens subiram em média 27%, entre eles o arroz, óleo de soja e ovos.

Ainda segundo analistas, não há perspectivas de melhora tão cedo, pois a pressão internacional deve continuar pelos próximos meses.