Prazo para alistamento militar termina dia 31 de agosto

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o período para alistamento militar foi prorrogado e termina no final deste mês (dia 31). As inscrições podem ser feitas no site alistamento.eb.mil.br (link: https://alistamento.eb.mil.br/).

Para efetivar o alistamento on-line é necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Para quem não tem acesso à internet, a inscrição deve ser feita na Junta do Serviço Militar (JSM) e, nesse caso, o jovem deve apresentar certidão de nascimento ou prova equivalente e comprovante de residência ou declaração firmada por ele.

Casos especiais – Em alguns casos, o alistamento só pode ser feito presencialmente. É a situação do jovem que for arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo seu sustento. Nessa situação, o jovem deve apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição de arrimo.

Outra situação é para os jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à JSM por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador.

Quem deixar de se alistar pode ser impedido de tirar passaporte, se matricular em faculdade e ingressar no serviço público, entre outros.

A Junta do Serviço Militar de Bragança fica na Rua Capitão Cândido Galrão, 173, centro, próxima ao Centro Educacional. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4604-5252 ou pelo WathsApp 9.9615-1732. (Juarez César/CJ – Foto: ABR)